Cadeia de Suprimentos

Melhore sua competitividade e alavanque seus resultados a partir da sua cadeia de suprimentos!

Um dos maiores pontos de alavancagem é, reconhecidamente, a Cadeia de Suprimentos, para a grande maioria dos negócios, sejam industriais, de serviços ou de comércio.

Qual a sua estratégia de materiais? Quantos projetos de melhoria você tem em curso que trarão resultados relevantes, a partir da otimização de sua cadeia de fornecimento? 

Transforme sua cadeia de suprimentos em uma vantagem competitiva. Trabalhamos juntamente com a sua empresa para detectar e resolver os principais problemas associados aos impactos de performance que os itens comprados oferecem ao seu negócio, bem como para mitigar riscos associados. Desde a seleção e classificação de fornecedores, passando pela sensibilização e alinhamento estratégico das partes envolvidas, capacitação dos envolvidos e intervenções com projetos de melhoria e com eventos kaizen focalizados nos pontos críticos da cadeia de valor. 

Posicionamento Estratégico de Materiais. Esta metodologia consiste em avaliar e categorizar os diferentes materiais comprados pela companhia e identificar as melhores políticas, estratégias e ações de melhoria para impulsionar a competitividade dos seus produtos e para reduzir os riscos relacionados com os itens comprados. A abordagem proporciona o alinhamento e colaboração das diversas áreas da empresa para melhorar o posicionamento estratégico de sua cadeia de suprimentos, envolvendo engenharia, qualidade, planejamento, compras, custos e controladoria, entre outras áreas determinantes para uma estratégia de materiais vencedora.

Gestão de fornecedores. Com objetivo de melhorar a competitividade através de ações direcionadas para cada grupo de fornecedores, a Produttare auxilia no desenvolvimento, avaliação e implantação de metodologias de gestão de fornecedores, tanto para reconhecer os que atendem aos requisitos de performance como, sobretudo, para agir preventivamente e corretivamente junto aos que não atingem a performance desejada, pondo em risco sua lucratividade. Nossa abordagem privilegia a colaboração ao longo da cadeia, para que as dimensões custo, atendimento, velocidade, flexibilidade, qualidade, tecnologia e sustentabilidade sejam adequadas para os padrões de competitividade que farão a sua cadeia de valor a mais competitiva.

Avaliação de custos e capacitação em gestão de custos e orçamentação. O programa visa a avaliação crítica do sistema de custeio atual das empresas, a aplicação de metodologia de referência para medir custos e orçamentação, evidenciando as oportunidades de melhoria nas práticas atuais para que se estabeleça uma gestão de custos e orçamentação mais eficaz para o direcionamento tático-estratégico da dimensão competitiva Custos, do pacote de valor que a empresa oferece a seus clientes. Pode compreender ainda a capacitação e a assessoria para a implantação de melhorias em gestão de custos e orçamentação.

Capacitação Teórico – Prática em Excelência Operacional. O engajamento dos colaboradores e o desenvolvimento de capacitações são fundamentais para o sucesso. O programa visa a alavancagem da performance operacional de fornecedores, em turmas exclusivas e ou compartilhadas, com encontros de 12 horas a cada 2 ou 3 semanas intercaladas com visitas de consultores que apoiam a implantação dos métodos ao longo da cadeia ou no chão de fábrica. Inclui também apresentações e discussões de trabalhos implantados, a cada módulo e workshops de apresentação de resultados para Direção e Gerência da empresa fornecedora e representantes da empresa âncora. Reuniões trimestrais de avaliação de monitoramento do projeto e workshop final de apresentação de resultados, com suporte de metodologia de custeio pré-definida.

Realização de Kaizens de Amplitude e de Profundidade. Para os casos em que a melhoria de performance e ou de capacidade de produção deva ser alcançada rapidamente, sem grandes investimentos, a abordagem com eventos kaizen tem se mostrado excelente. Os kaizens de amplitude visam diagnosticar os pontos críticos atuais, desenhar o fluxo futuro de valor otimizado e desenhar a trajetória de implantação das melhorias. Os kaizens de profundidade são as intervenções de melhoria propriamente ditas, para a transformação de uma dada realidade em um fluxo de valor otimizado. Os resultados são alcançados no curto prazo, a baixos custos, de forma participativa.

Quer conhecer estas e outras melhores práticas voltadas para otimizar sua cadeia de superimentos? Estamos a sua disposição para lhe apresentar casos de sucesso e avaliar com você as oportunidades potenciais para o sue negócio.

Cadeia de Suprimentos

APAGAR

Cadeia de Suprimentos

APAGAR

Notícias Relacionadas

Conteúdos Relacionados

Receba Conteúdos Exclusivos da Produttare no seu email

Trazemos os melhores artigos e pensamentos sobre excelência operacional e sobre nossos eventos.