Kaizen

O ideal da melhoria contínua na cultura da sua empresa.

Os colaboradores da sua empresa, em todas as áreas, estão engajados na melhoria contínua? Agem sistematicamente pensando em reduzir perdas e desperdícios? Em alcançar melhores resultados?

Você dispõe de colaboradores com disponibilidade e conhecimento suficientes para implantar as melhorias que deseja, na velocidade que precisa?

Kaizen significa "mudar para melhor". A filosofia Kaizen busca a excelência operacional através de soluções de baixo custo e da eliminação de perdas fazendo uso da criatividade dos colaboradores e das competências internas da empresa.

 

A Produttare vem utilizando a filosofia Kaizen junto aos seus clientes para dois propósitos principais: i) disseminar a cultura da melhoria contínua em todas as áreas, engajando os colaboradores na busca da excelência operacional e, ii) ajudar as empresas a realizarem as suas transformações, os seus projetos de melhoria, com maior velocidade e eficácia.

Kaizens de amplitude.

São utilizados para diagnosticar e desenhar a trajetória de mudanças. Ou seja, para entendimento da situação atual, identificando as necessidades e oportunidades de melhoria, e para desenhar a situação futura desejada. Rumo à excelência operacional, o plano de ação que a empresa deve perseguir é fundamental. As perdas identificadas devem ser relacionadas com os métodos de intervenção a serem aplicados e com as necessidades de capacitação a serem aprimoradas, estimando-se os resultados potenciais, definindo metas, equipes, enfim, desenha-se o mapa do sucesso.

Ao final do kaizen de amplitude você terá clareza das perdas existentes nos processos mapeados, bem como dos resultados que poderá alcançar e quais as contramedidas necessárias. Normalmente, considerando-se um fluxo de valor de média complexidade, para uma família de produtos representativa do seu negócio, um kaizen de amplitude será executado em torno de 10 dias. Idealmente ele contará com a participação de colaboradores de várias áreas da empresa, de forma que um dos resultados adicionais será a sensibilização de todos para as oportunidades e parra a necessidade das mudanças.

Kaizens de profundidade.

Os Kaizens de Profundidade são utilizados nas intervenções de resultado e são aplicados em eventos de 2 a 5 dias, normalmente consecutivos, com a participação de uma equipe de colaboradores da empresa sobre orientação de um KPO Sênior da Produttare.

São aplicados métodos diversos, dependendo dos objetivos de melhoria, oriundos das escolas Lean, Teoria das Restrições, TPM, Qualidade, entre outras. Exemplos de métodos utilizados são Redesenho de Processos, 5S, Trabalho Padronizado, Redesenho de Layout, Troca Rápida (TRF), Kanban (PCP), Poka Yokes e outras automações, Ferramentas da qualidade, entre outros.

Kaizens de fluxo

A Produttare desenvolveu uma metodologia para transformar o conceito de fábrica de empresas que foram desenhadas para trabalhar de forma tradicional, por processos, em fábricas enxutas, com produção em fluxo.

Estes programas envolvem a execução de um kaizen de amplitude, ao final do qual você terá uma visão clara do retorno que será alcançado com as mudanças. Em seguida, uma série de 4 a 6 kaizens de profundidade para transformar a sua realidade, colocando o fluxo de valor alvo do projeto no nível de competitividade superior da sua indústria.

Ao final da jornada, tipicamente, a empresa estará produzindo com pelo menos 25% a mais produtividade e eficiência, com melhor qualidade, ocupando uma área menor, com redução de estoques em processo e com significativa redução no tempo de atendimento, muitas vezes superior à 30%. E, também é nosso compromisso que um dos resultados adicionais será o maior engajamento dos colaboradores da sua empresa na busca pela excelência operacional.

Quer conhecer casos de sucesso e avaliar oportunidades potenciais para o seu negócio? Conte conosco. Estamos a sua disposição.

Kaizen

APAGAR

Kaizen

APAGAR

Notícias Relacionadas

Conteúdos Relacionados

Receba Conteúdos Exclusivos da Produttare no seu email

Trazemos os melhores artigos e pensamentos sobre excelência operacional e sobre nossos eventos.