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O alinhamento da gestão em todos os níveis da organização é peça fundamental para o seu sucesso. Contudo, muitas vezes as empresas não conseguem estruturar a gestão de acordo com o seu processo produtivo.
Uma das possibilidades para fazer as necessárias reestruturações é utilizando ferramentas de diagnóstico operacional, o que permite visualizar os resultados da empresa como um todo.
Confira a apresentação de Carlos Leorato, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da Produttare, sobre a importância do alinhamento da gestão e como um diagnóstico pode proporcionar grandes resultados para a empresa.
Este vídeo foi extraído do evento on-line "Modelos de Diagnóstico Operacional como Ferramentas para Reestruturação da Gestão". Clique aqui para assistir ao webinar na íntegra.
Quando falamos em modelos de diagnósticos, temos que lembrar que cada empresa tem suas características diferentes das demais, seja por segmento ou gestão diferentes.
Um diagnóstico tem como base a definição clássica de gestão, ou seja, efetividade, eficácia e eficiência, buscando entender quais elementos levam a organização a entregar o volume com qualidade e produtividade.
A gestão abrange todo o fluxo de informação gerado na produção, como ela circula em toda a empresa e que ação tomar.
Contudo, implantar a mesma gestão em fábricas diferentes, dentro de uma mesma organização e mesmo parque fabril, torna-se difícil para muitas empresas. Vale ressaltar que, nestes casos, o sucesso da implantação está na disseminação dos conceitos corretos.
O diagnóstico de gestão pode ser considerado um tesouro oculto na organização, visto que as oportunidades de melhorias estão na empresa, mas ou não são vistas ou o sistema de informação não as mostra.
Os diagnósticos devem gerar um cronograma, buscando capturar e implementar todas as oportunidades encontradas e medidas no diagnóstico. Com isso, o retorno sobre o investimento no resultado da empresa começa a ser percebido antes que todas as ações sejam implementadas.
A forma para medir os resultados deve ser estipulada durante o diagnóstico, para que haja um melhor acompanhamento do retorno das ações, como, por exemplo, relacionar um setor com seus gastos gerais de fabricação e de eficiência (OEE).
A ferramenta utilizada para melhor implantação e acompanhamento das ações geradas no diagnóstico é o rápido e simples PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir).
As principais oportunidades de melhorias que podemos encontrar na realização de um diagnóstico são:
É muito importante que o diagnóstico seja feito em conexão com a produção e demais áreas, pois, independente do sistema ERP, analisamos se as informações são corretas, como e com que velocidade elas circulam na empresa e, por fim, as ações que elas geram.
No diagnóstico há uma acompanhamento das reuniões, para que se entenda a dinâmica utilizada, assim como são analisados todos os documentos de gestão utilizados pela organização.
O diagnóstico pode ser comparado com uma investigação, onde são geradas várias estatísticas para análise da situação atual e do histórico do fluxo, equipamentos e processos.
Ao final de cerca de duas a quatro semanas de diagnóstico, deve ser disponibilizado à diretoria ou comitê implementador, todas as oportunidades de melhorias, a mensuração financeira destas oportunidades, o tempo de execução das ações e a taxa de retorno.
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