Notícias da Produttare
A Produttare concluiu, no mês de junho de 2016, um projeto de implantação do método da Manutenção Produtiva Total (Total Productivity Maintenance – TPM) em indústria de autopeças líder de mercado no país.
Os principais resultados obtidos foram:
a) aumento da Eficiência Global dos Equipamentos (OEE), através da redução de paradas por manutenção;
b) aumento da vida útil dos ativos (máquinas, equipamentos e infraestrutura), reduzindo a necessidade de investimentos;
c) redução de custos de fabricação através da implantação de estrutura otimizada de manutenção – no que tange a atendimento e qualidade da manutenção;
d) introdução de cultura de gestão na empresa que visa preservar a condição operacional dos postos de trabalho, pela mudança da mentalidade dos operadores por meio das atividades da metodologia TPM.
O TPM tem como objetivo gerir o processo produtivo, manter os equipamentos operando e, consequentemente, aumentar o rendimento operacional destes.
Possui um indicador de eficiência operacional, chamado de Índice de Rendimento Operacional Global (IROG), utilizado para calcular a eficiência do posto de trabalho.
A adoção do IROG - e principalmente a melhoria do mesmo - pressupõe uma ação integrada entre os profissionais responsáveis pela produção, manutenção em seu sentido estrito, qualidade, processo, grupos de melhorias de troca rápida de ferramentas, entre outros.