Notícias da Produttare
Entre os dias 1° e 5 de abril, a Produttare, através da Escola Judicial de MS (Ejud-MS) e da Coordenadoria de Processos da Assessoria de Planejamento, realizou um workshop como etapa inicial de implementação da metodologia Lean Office no setor de compras do Tribunal de Justiça de MS (TJMS). O evento, realizado na sede da Ejud-MS, demonstrou o potencial da filosofia Lean aplicada ao setor público.
Ministrado por Thiago Menezes, Head de Lean Office da Produttare, o trabalho objetiva alcançar a melhoria das atividades e rotinas do ambiente de trabalho, buscando a melhoria tanto da celeridade quanto da qualidade, principalmente em processos transversais que, para ocorrerem, precisam percorrer diversas áreas. Nesta primeira etapa, o foco foi, especificamente, no processo de aquisição, onde foi analisada cada etapa, desde a formulação do pedido pelas áreas demandantes, passando pelas atividades de orçamentação, criação de edital, análise jurídica, pregão entre outros, até a assinatura do contrato.
Thiago destacou que “a verdadeira eficácia não reside apenas nas atividades isoladas, mas sim no que ocorre entre elas, uma visão que é essencial para a identificação e eliminação de desperdícios.”
Para a servidora e coordenadora de processos da Assessoria de Planejamento do TMJS, Patrícia Silva, o aprendizado adquirido durante o workshop vai proporcionar uma nova abordagem nos processos de compra. “Aprendemos neste workshop a identificar os processos de trabalho, analisá-los para que possamos identificar como torná-los mais céleres. Essa filosofia é aplicada em vários setores e agora estamos aplicando no setor público. Escolhemos o processo de compras, que envolve várias áreas, e cada uma foi analisando suas funções. A partir deste ponto, colocamos vários planos de ação. Durante essa semana já conseguimos implementar algumas práticas. Nosso objetivo é identificar outros processos e até mesmo a área judicial”, finalizou.
O encerramento do workshop contou com a presença do presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, que presenciou a apresentação das propostas de aplicação da filosofia Lean no setor de compras, evidenciando um caminho promissor para futuras implementações em outras áreas do tribunal.