Lean Construction. A base da competitividade da indústria de construção e montagem.

Lean Construction

A base da competitividade da indústria de construção e montagem.

Se você é do ramo da construção civil e obras de infraestrutura, imagine seus concorrentes entregando a mesma obra em um prazo 30% menor que você, com 40% a mais de produtividade da mão de obra e uma eficiência na utilização de equipamentos 40% maior que a sua. E, ainda, com um padrão de qualidade superior. Você conseguirá competir? Irá sobreviver por quanto tempo?

Obras, sejam de construção predial, infraestrutura, montagem mecânica ou sistemas de armazenagem - por terem características similares sob a ótica da Engenharia de Produção - estão sujeitas aos mesmos tipos de perdas. A falta de previsibilidade, a dificuldade de encadear as atividades, a baixa disponibilidade de equipamentos caros e o excesso de mão de obra, geram perdas enormes e esperas entre as atividades.  Por consequência, o prazo e o custo das obras são muito piores.

O Lean Construction, ou Construção Enxuta, tem em sua essência a busca sistemática pela redução dos desperdícios em obras e, por sua vez, a melhora no quesito produtividade que, historicamente, é um dos piores do país. A aplicação dos conceitos passa por um planejamento apurado, que desdobra no tempo todos os entregáveis da obra, a identificação do ritmo adequado de produção (Takt time) e a implantação de Rituais de Gestão que possibilitam a execução da obra dentro do planejado. Na maior parte das vezes, antecipam-se as entregas em 20 ou 30% do prazo, trabalhando com índices de produtividade e de eficiência muito superiores.

Através destas metodologias,, além de um planejamento assertivo, conquista-se também o engajamento de toda a equipe, que passa trabalhar com ritmo definido e ajustado às suas atividades, tornando o processo mais simples.Com isso, há um aumento significativo dos patamares de produtividade, alcançando-se a excelência em toda a produção.

Nosso modelo de produção para a indústria de construção civil e infraestrutura utiliza as melhores práticas do Lean, da Teoria das Restrições, do TPM, entre outras escolas. Por isso, temos alcançado patamares superiores de performance, ao passo que nossos clientes alcançam a liderança em competitividade de seus mercados.

Quer conhecer casos de sucesso e avaliar oportunidades potenciais para o seu negócio?

Entre em contato conosco e agende uma conversa.

Lean Construction

APAGAR

Lean Construction

APAGAR

Notícias Relacionadas

Conteúdos Relacionados

Receba a Newsletter Produttare

Trazemos os melhores artigos e pensamentos sobre Excelência Operacional, Lean Manufacturing e Gestão de Operações.